Pular para o conteúdo principal

O que comer no inverno?



No inverno, com a queda da temperatura, se tem um gasto energético maior, devido ao aumento de esforço do organismo para manter a temperatura do corpo normal. Deve-se ter cuidado para que não ocorra aumento de ingestão energética de forma exagerada, excedendo a quantidade necessária.

Por causa do frio, pratos quentes são ótimas opções, como sopas compostas de legumes, verduras e proteínas, mingau e chás. Contudo, muitas vezes essas preparações apresentam pouca variedade de cor, sendo ela uma grande aliada do nosso apetite, devido à forte relação entre a cor da comida e a fome que ela provoca, uma vez que, a visão é um dos sentidos responsáveis pelo o prazer.

Uma dica para melhorar as cores no cardápio é caprichar na apresentação. Para isso, os pratos são ótimas opções. Existem vários formatos, estampas e tamanhos diferentes, porém, nesse aspecto deve-se ter cuidado para que a cor do prato não entre em conflito com a do alimento e fazê-lo parecer menos apetitoso. Também é interessante que nessa época do ano se reduza o consumo de sal e a quantidade de óleos e frituras, pois o risco de infarto e AVC é maior, pelo fato de que para manter o corpo aquecido ocorre a diminuição dos calibres das artérias que leva ao aumento da pressão.

Assim, na hora de planejar o cardápio, deve-se equilibrar a refeição com a porção consumida. Como supracitado, sopas são opções relevantes para entradas. Nessa época do ano é hora de aproveitar as carnes vermelhas e as massas, nunca em exagero. As sobremesas costumam ter ingredientes mais açucarados, como chocolates e caramelos, com isso, a inclusão de frutas, como banana, morango e uva, é de suma importância para manter o equilíbrio.

A seguir temos um exemplo pequeno exemplo de cardápio de inverno, é só clicar na preparação que você terá acesso a receita.






Referências:

DEMBURY,J.; HOBDAY, C.; Segredos da apresentação de pratos : Food styling. 1. Ed. Marco Zero, 2011

CAMPOS, Mara. Alimentação no inverno. Disponível em: <http://www.planvale.com.br/vida-saudavel/1238/alimentacao-no-inverno>. Acesso em: 20 jun. 2019.

MAGALHÃES, Carolina Pereira. Alimentação no inverno. 2017. Disponível em: <https://www.einstein.br/noticias/noticia/alimentacao-no-inverno>. Acesso em: 24 jun. 2019.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chegou o outono!

Com o fim do verão, damos adeus às altas temperaturas e o clima começa a ficar mais ameno e agradável. Com isso, as pessoas também mudam seus hábitos de consumo, especialmente do que vai para o prato. Saem de foco os sucos refrescantes e os pratos leves, para começar a dar espaço a ingredientes mais consistentes e quentes. Para planejar um cardápio nessa época do ano é importante inserir nas entradas caldos e sopas, para os pratos principais acrescentar ou incluir carnes vermelhas e massas, a bebida trocar os sucos por vinhos, especialmente tintos e para a sobremesa renová-las para que contenham as frutas da estação, como goiaba, figo, caqui, abacate e tangerina. Acresce que, o tradicional cafezinho depois das refeições passa a ser ainda mais valorizado, por isso vale incrementá-lo com um pedacinho de bolo ou um biscoito doce. Nos cardápios comerciais e institucionais não se pode esquecer o controle nutricional, pois com a chegada do outono e a inclusão de alimentos mais ener...