Pular para o conteúdo principal

Comida para o verão


No verão temos a diminuição do nosso metabolismo basal e comidas mais calóricas podem sobrecarregar e reduzir a funcionalidade do nosso organismo. Com isso, deve-se, com acompanhamento e recomendação profissional de um nutricionista, buscar cardápios mais leves e frescos e evitar gordurosos e açucarados, tendo em consideração a supressão de todas as necessidades nutricionais. Cuidar da alimentação é sempre importante, e, no verão, além de garantir bons nutrientes, um cardápio com os ingredientes certos fazem toda a diferença.

Frutas, hortaliças e vegetais devem estar sempre presentes na alimentação. Um destaque no verão é a cenoura, rica em vitamina A e betacaroteno, ajuda a manter o bronzeamento do verão. Para o cardápio de proteínas, destacam-se os peixes, pois são opções leves de fácil digestão e rico em gorduras boas, além disso, acompanham perfeitamente um prato de salada e arroz integral. Os sucos de fruta são ótimas opções na lista de bebidas, contendo alto teor de água, que ajuda na hidratação, muitas vezes alterada nessa época do ano.

Vale ressaltar que no verão, por causa das altas temperaturas, ocorre maior proliferação microbiológica, que juntamente com a má higienização, aumenta casos de intoxicação alimentar.

Para um cardápio de verão equilibrado, os aspectos cor, imagem e texturas devem ser destaques. Quanto mais colorido e chamativo, mais nutritivo e a cara do verão fica o cardápio. A seguir, um exemplo de cardápio com preparações saborosas, leves e refrescantes, produzidos por discente do curso de nutrição, é só clicar na preparação que você terá acesso a receita. 




Referencias:

BALIERE, Carolina. Alimentação para o verão: o que muda em nossa dieta. Disponível em: <https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/alimentacao-para-o-verao-o-que-muda-em-nossa-dieta-saiba-o-que-comer_a7462/1>. Acesso em: 09 maio 2019.

BARROS, Tatiana. Alimentos para o verão: O que não pode faltar na estação. 2017. Disponível em: <https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/alimentos-para-verao/>. Acesso em: 09 maio 2019.

Cardápio de verão. 2018. Disponível em: <https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/verao-aproveite-a-estacao/>. Acesso em: 09 maio 2019.

DORAZIO, Bia. Alimentação no verão. 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/alimentacao-no-verao.html>. Acesso em: 09 maio 2019.

Frutas da temporada. 2016. Disponível em: <https://cevisa.org.br/blog/qual-e-a-frutaom-a-temporada/>. Acesso em: 09 maio 2019

Comentários

  1. Blue Titanium Art in Art & Design
    Studio Studio mens titanium earrings in China has been producing high quality pieces of art from titanium cerakote the titanium cup world's best designers, columbia titanium boots including the likes of Chanel, titanium apple watch Encore,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chegou o outono!

Com o fim do verão, damos adeus às altas temperaturas e o clima começa a ficar mais ameno e agradável. Com isso, as pessoas também mudam seus hábitos de consumo, especialmente do que vai para o prato. Saem de foco os sucos refrescantes e os pratos leves, para começar a dar espaço a ingredientes mais consistentes e quentes. Para planejar um cardápio nessa época do ano é importante inserir nas entradas caldos e sopas, para os pratos principais acrescentar ou incluir carnes vermelhas e massas, a bebida trocar os sucos por vinhos, especialmente tintos e para a sobremesa renová-las para que contenham as frutas da estação, como goiaba, figo, caqui, abacate e tangerina. Acresce que, o tradicional cafezinho depois das refeições passa a ser ainda mais valorizado, por isso vale incrementá-lo com um pedacinho de bolo ou um biscoito doce. Nos cardápios comerciais e institucionais não se pode esquecer o controle nutricional, pois com a chegada do outono e a inclusão de alimentos mais ener...